Categoria: Empacotamento
Ponto de venda: aprenda como expor os produtos para vender mais
O nome não deixa dúvidas. O ponto de venda, ou PDV, é o palco das vendas. Mesmo que o cliente direcione suas compras pela internet – uma tendência crescente –, é no PDV que ele terá o contato físico e indispensável com o produto. Isso vale para uma loja, um supermercado, enfim, qualquer estabelecimento que comercialize produtos no varejo (e no atacado também).
Os produtos são a grande estrela da loja e sua venda, o objetivo principal. Mas, para serem desejados e comprados, é preciso que estejam expostos da maneira correta.
Você sabe como fazer isso?
Em primeiro lugar, vamos deixar claro que ter um ponto de venda bem organizado traz vantagens para toda a cadeia envolvida.
Então vamos começar?
Separe os produtos por categorias, de acordo com o interesse dos clientes. Torne os produtos visíveis, bem posicionados aos olhos do consumidor. No momento da compra, a visão é a principal responsável pelo processo de escolha, é o primeiro estímulo que faz o cliente reagir a um produto.
Fique atento: 80% das decisões de compra ocorrem dentro do estabelecimento. Com um PDV bem organizado, o tempo médio do consumidor para decidir a compra diminui. Ponto pra você!
O que mais você pode fazer?
Utilize cores, aromas e iluminação para estimular os sentidos do cliente e fazer com que ele se sinta bem em seu estabelecimento. É importante cuidar da comunicação visual. Invista em cartazes, fachadas e banners para comunicar as promoções e produtos em destaque. A interatividade também ajuda a aumentar as vendas. Crie promoções-relâmpago e distribua brindes para estimular o cliente a comprar.
Tem vitrine? Então aí está mais um espaço que merece toda a atenção. Faça uma composição harmônica entre a decoração e os produtos, que devem ser trocados semanalmente.
E se eu sou dono de uma marca?
Aí você precisa destacar o seu produto perante os concorrentes. Nesse caso, além da disposição no ponto de venda, a estética do produto, seu design, é o que vai fazer a diferença na hora do consumidor fazer sua escolha. Assim, a escolha da embalagem é estratégica.
Um modelo de embalagem flexível que dá maior destaque ao produto é o stand up pouch. O nome é complicado, mas ele descomplica tanto para líquidos como para sólidos e favorece muitos as vendas.
Por que?
O stand up pouch (SUP) é posicionado em pé, por isso aumenta a visibilidade dos produtos nas gôndolas. Ao ser mantida nessa posição – em pé -, ela permite que mais frentes do produto sejam expostas em um mesmo espaço, deixando a marca mais próxima do consumidor.
Outra vantagem é que esse tipo de embalagem usa menos matéria-prima e energia e por isso são produzidas com mais rapidez. Dessa forma, o stand up pouch também é uma opção sustentável, pois chega a gastar 85% menos plástico rígido que as soluções tradicionais.
Por fim, essa embalagem pode ser personalizada de diferentes formas e tamanhos, ajustando-a a necessidade do seu negócio e dos clientes. Vale a pena investir!
Conheça as opções disponíveis:
Modelo Stand-up Pouch Tradicional – Produzido em equipamento dedicado para esse tipo de embalagem.
Novo modelo Stand-up Pouch Vertical – Possibilidade de instalação do acessório sanfonador em diversos modelos de máquinas, inclusive equipamentos usados.
Um novo modelo de embalagem flexível capaz de ficar em pé busca aludir às flexíveis do tipo SUP. Se você procura por um bom condicionamento de produtos, um design diferenciado e um custo reduzido, esta é a solução ideal.
Além de possuir uma boa estrutura e de fácil manuseio, você pode optar entre duas versões: stand-up pouch tradicional ou stand-up pouch vertical.
A área visível das embalagens stand-up pouches se diferencia das embalagens tradicionais do mercado, além de oferecer uma maior exposição nos pontos de venda.